As propagandas e as promessas de perda rápida de peso e ganho de massa são inegavelmente sedutoras, mas no mundo real os milagres não podem ser comprados. Muita gente perguntou, então resolvi falar novamente e com mais detalhes sobre isso.
Penso que dietas de excessão (como exemplos cito a dieta desintoxicante, a do macarrão, a do dr. atkins ou da proteína, a dieta Dunkan, a dieta do jejum intermitente, a dieta da sopa, a dieta da lua e tantas outras) apresentam diversos inconvenientes:
- Não favorecem a modificação gradual dos hábitos alimentares, indispensável a um controle de peso bem sucedido a longo prazo;
- Costumam favorecer a perda rápida do peso, embora seja impossível obtê-la de forma saudável;
- Criam nas pessoas um típica MENTALIDADE DE DIETA em vez de as levarem a adotar um padrão de alimentação saudável permanente. É a mentalidade do "faz-se um sacrifício" durante um curto período de tempo para se obter os resultados. Este tipo de atitude para com os alimentos pode ser extremamente desmotivante e tem inconvenientes do ponto de vista psicológico. Talvez para um atleta de competição até possa ser aceitável. Para quem busca EQUILÍBRIO na vida, não.
Então qual o caminho ?? Reeducação Alimentar !!
Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e pessoas da nossa convivência. Nem sempre alimentos saudáveis. Quando ficamos mais velhos e tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor descobrimos que não nos alimentamos de forma balanceada. Então, mais do que seguir uma semana ou um mês de uma dieta radical, é preciso reaprender a comer bem, o que não significa necessariamente cortar alimentos do cardápio. Nada é proibido, desde que seja consumido com moderação. Por isso ela deve ser personalizada. A isso chamamos de reeducação alimentar.
E dá pra fazer uma dieta para ganho de massa ou uma dieta para perda de gordura seguindo os princípios de uma reeducação alimentar ?? SIM !!! E SÃO AS DE MELHOR RESULTADO A MÉDIO E LONGO PRAZO !
De nada adianta você treinar bem, gastar fortunas em suplementos e medicamentos e não se alimentar da forma correta. Dependendo do medicamento dá pra obter algum resultado, mas a pergunta é "Como pretende se manter depois que o medicamento acabar ???"
O uso de técnicas corretas de treino, descanso, suplementação e mesmo medicamentos tem resultados muito potencializados quando associados a uma alimentação correta.
Se você não sabe ou não tem certeza se está fazendo algo correto, pare e pense: A dieta é tão importante quanto o treino, o suplemento e o medicamento. A sua alimentação influencia diretamente a performance esportiva e será ela que vai decidir se você vai ou não ter ganhos dentro da academia (mesmo se você estiver usando um anabolizante. Sem a dieta/suplementação corretas, não vai dar os resultados esperados).
Se vai se arriscar COM MEDICAMENTOS, POTENCIALIZE OS GANHOS. Se vai gastar uma grana alta com suplementos, que tal investir em APRENDER A USÁ-LOS ?? Consulte seu médico para coordenar todas as suas estratégias e não aceite tomar nada indicado por gente despreparada ou descomprometida com a sua saúde. Seja para ganhar massa muscular ou para perder gordura !!
Procure orientação séria de gente preparada, e que entenda as suas demandas. E isso não vem com os veteranos da academia, não vem com quem te vende os suplementos - de maneira legalizada ou não, e muito menos vem pela internet. Uma informação é tão boa e confiável quanto a fonte de onde ela procede.
Compreende porque o acompanhamento especializado pode ser decisivo?
"Curta a página" para receber atualizações.
Divulgue para os seus amigos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário