quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Álcool x musculacao: O maior sabotador de resultados.

O consumo de bebidas alcoólicas costuma ser uma coisa muito comum na rotina de vida da maioria das pessoas. Apesar de saberem dos males causados pela bebida alcoólica, esta continua a ser para muitos um “vício” difícil de largar. O álcool é uma droga “socialmente aceita” e por diversas vezes até incentivada.
É comum beber em festas, noitadas, encontros com amigos, etc. Há pessoas que não conseguem se divertir caso não tenha bebidas.
“Festa sem álcool não tem graça, não é festa”.



ÁLCOOL x MUSCULAÇÃO

Muita gente se pergunta: Como o álcool pode atrapalhar meus ganhos?
Vou citar alguns pontos interessantes e importantes a respeito da ingestão de bebida alcoólica que deve ampliar o conhecimento a respeito dos reais malefícios que ela pode trazer aos praticantes de musculação ou mesmo de outros esportes.
É muito comum ver pessoas que passam a semana toda seguindo “dieta”, seja com objetivo de ganho de massa muscular, emagrecimento ou definição. Mas, ao chegar o fim de semana, é de lei sair para beber ou tomar a cervejinha sagrada. É quase impossível ficar sem beber.
É também bastante comum escutarmos essas mesmas pessoas reclamarem da falta de resultados expressivos em seus objetivos. Elas se questionam até porque seguem dietas restritas e mesmo assim não conseguem atingir bons resultados em seus objetivos.
De que adianta todo seu esforço se você não consegue ver que bebida alcoólica e resultados expressivos na musculação NÃO COMBINAM!
São lados opostos, onde a bebida pode ser considerada como a inimiga, a “sabotadora” de resultados. Mas por que sabotadora?

ÁLCOOL x EMAGRECIMENTO / DEFINIÇÃO

Em dietas para perder peso ou definição, o consumo de calorias diárias costuma ser bem restrito. Muitas pessoas, apesar de seguirem suas dietas durante a semana, pecam ao consumir bebidas alcoólicas durante suas dietas. Com apenas um copo de cerveja você pode estar estragando toda sua dieta. Portanto, pense duas vezes antes de beber, pois pode parecer que não, mas isso interfere e muito no resultado final.
As bebidas alcoólicas contem muitas calorias!
Veja a comparação:
- 1 grama de proteína = 4 calorias;
- 1 grama de carboidrato = 4 calorias;
- 1 grama de álcool = 7 calorias;
- 1 grama de gordura = 9 calorias.
Observe que o álcool só perde, em quantidade calórica, para as gorduras. Geralmente, as pessoas cortam os alimentos gordurosos quando estão em dieta, mais ainda sim, mantém a sagrada bebida no final de semana.

ÁLCOOL x GANHO DE MASSA MUSCULAR

O álcool:
- Atrapalha a capacidade do organismo em absorver os nutrientes;
- Causa desidrataçao do organismo;
- Diminui a taxa de açúcar no sangue;
- Eleva os níveis de cortisol (hormônio do catabolismo);
- Diminui os níveis de testosterona;
- Causa deficiencia de vitaminas B1, B2, B6, B12 e C. Vitaminas de extrema importância para aqueles que procuram aumento de massa muscular.
“Teses e estudos recentes comprovam que o álcool é hiper-estrogênico, ou seja, nas mulheres, faz seu fígado produzir muito hormônio feminino (estradiol/estrona), e nos homens, esse efeito silencioso é refletido na inibição dos receptores da testosterona no tecido muscular e hipotálamo. Neste último, os danos são ainda mais graves. Eles malham e a fibra somente fica “inchada”, a força não vem, a fadiga e a agressividade aumentam, libido e ereção diminuem cada vez mais.”
Praticamente é muito complicado uma pessoa adquirir uma razoável quantidade de massa muscular “enchendo a cara” sempre. Quem procura aumento de massa muscular sabe o quanto uma boa alimentação e o descanso são fundamentais. Logo, o álcool somente vai prejudicar e/ou retardar os seus resultados. Pense nisso antes de pedir ao garçom que traga mais uma dose!
 Que todos não tenham seus resultados atrapalhados pelo álcool…
 Obs; O álcool interfere muito no resultado final de treinos e dietas.
Bons treinos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário