sábado, 31 de agosto de 2013

Boxe, Muay-Thai, Boxe Chinês, Jiu-Jitsu, kung Fu, Capoeira, saiba um pouco mais sobre esses esportes.

Boxe
O boxe é modernamente chamado de "pugilismo", que tem origem no latim.

A palavra púgil, que significa "lutador com cestus", que eram um conjunto de correias de couro, placas de ferro e chumbo que guarneciam os punhos dos lutadores romanos da Antigüidade.

Hoje, o boxe é um dos esportes de contato mais praticados em todo o planeta. Devido ao excelente condicionamento físico que a prática proporciona (pode queimar até 900 calorias em 1 hora de prática) sua procura nas academias e centros de treinamento tem aumentado muito.


Muay-Thai
Boxe tailandês ou Muay-thai ou Thai Boxing, é uma arte marcial tailandesa com mais de 2.000 anos de idade. Existem várias versões sobre a origem deste esporte, a mais aceita pela maioria dos Mestres de Boxe tailandês e também por vários historiadores é a seguinte:

Há muitas gerações, povos migraram da China para o local onde atualmente é à Tailândia. Do seu local de origem, a China, até o seu destino, os tailandeses foram constantemente hostilizados e sofreram muitos ataques de bandidos, Senhores da Guerra, animais, e também foram cometidos de muitas doenças. Para protegerem-se e manterem a saúde, eles criaram um método de luta chamado "Chupasart". Esse método deu origem ao Muay-thai que conhecemos hoje.
Boxe Chinês 
É a parte integrante das competições de Kung fu (Wushu – Kuoshu – Lei Tai – Sanda), na verdade é a parte de Luta do Kung-Fu para muitos que só querem a parte de chutes, Socos, Cotoveladas, Joelhadas e Quedas. Tornou-se importante a partir do campeonato mundial de 1991, neste mesmo ano foi criada uma liga profissional de Sanshou. Ano que foi criada as primeiras regras internacionais, também chamado de Sanda em cantonês que, traduzindo significa "mãos livres" e se refere a combate livre. Força, garra, luta de contato, são os lemas das atividades dessa luta, que teve um rápido crescimento e atinge grandes popularidades em todo o mundo. Com uma grande diferença que é a disciplina e formação de bom caráter.  


Jiu-Jitsu
A história do jiu-jitsu (ARTE SUAVE) começou na Índia (“o berço das artes marciais”, segundo, alguns historiadores ) há mais de dois mil anos. Os monges indianos eram proibidos, pela religião, de se defenderem com armas. Mas em suas longas caminhadas, eram atacados por bandidos das tribos mongóis do norte da Ásia, nascendo então a necessidade de defesa corpo-a-corpo. Conhecedores de pontos vitais do corpo, desenvolveram um tipo de defesa especial para o tipo físico do seu povo, franzino e de baixa estatura. Essa espécie de embrião do jiu-jitsu acabou atravessando as fronteiras da China, onde suas técnicas também foram desenvolvidas como um sistema de defesa, até alcançar o arquipélago japonês, lá desenvolvido e praticado apenas por nobres e samurais.



kung Fu 
O Kung-Fu é originário da China e nasceu da necessidade de sobrevivência dos antepassados na luta contra animais ferozes e contra inimigos. Conta a lenda que certa vez, um monge chinês -Ta Mo - subiu numa montanha e se pôs a contemplar o movimento dos animais, as posições que tomavam para a luta e a maneira como se defendiam dos ataques. Observando tais movimentos, desenvolveu um trabalho de adaptação desses animais para o homem, estruturando-os de acordo com as possibilidades físicas do homem. Assim nasceu o Kung-Fu, como chamam os ocidentais esta luta chinesa. Esta arte marcial milenar vem orientando as pessoas, bem como ajudando os jovens a se direcionarem em disciplina, respeito com os colegas. Pode ser praticado por adultos e crianças de ambos os sexos.  


Capoeira
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário