quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Suplementos são mesmo necessários?

É realmente necessário a utilização de suplementos para massa muscular com o intuito de melhorar os resultados? A indústria da saúde, beleza e bem estar é realmente lucrativa, todos os dias vemos novidades no mercado através de produtos como revistas, sucos, cremes, equipamentos e inclusive suplementos para massa muscular.
Além de ser uma indústria altamente lucrativa conforme dissemos anteriormente, a indústria da saúde, beleza e bem estar é fortemente sensacionalista, através de textos, vídeos, imagens e outros recursos audiovisuais encantadores, eles acabam persuadindo inúmeras pessoas a comprarem, consumirem o que estão anunciando, sem que as pessoas parem para pensarem muito a respeito do que estão comprando.
O seu pensamento crítico é praticamente desligado, e passa a pensar somente com o lado emocional, que nos leva a sonhos e a “pisar nas nuvens”, ou que será mais fácil de conseguir realizar alguma coisa de forma mais facilitada, sem muitos esforços, dedicação e mudança de hábitos.
O ser humano sempre buscou isso, os chamados atalhos, o caminho mais fácil para se conseguir alguma coisa, portanto, nem é novidade ver essa indústria explorando isso nos anúncios… As pessoas querem ficar magras sem fazer atividades físicas, querem ganhar massa muscular sem treinarem duro, querem perder gorduras fazendo lipoaspiração e não terem que ralarem realizando exercícios aeróbios, nutrição balanceada e musculação de forma intensa… Se há um músculo que não é bem desenvolvido, a moda agora é colocar silicone naquele lugar ao invés de treinarem duro, replanejarem seus treinamentos e dedicarem-se mais.
Enfim, há inúmeros outros atalhos que as pessoas buscam evitando o caminho do esforço e da dedicação para conseguirem resultados.
Após ler tudo isso, pergunto: suplementos para massa muscular são realmente necessários?
“Você não está fora de perigo ao utilizar suplementos para massa muscular de forma indiscriminada, sem orientação profissional adequada.”
Repare os fisiculturistas da década de 60 a meados da década de 80. Eles tinham corpos incríveis em uma época onde os suplementos alimentares para ganhar massa muscular, e até mesmo os esteróides anabolizantes eram raros.
Pouca coisa havia no mercado, e o único recursso que eles tinham naquela época, era treinar duro e se alimentarem muito bem para suprirem suas necessidades calóricas e ganharem massa muscular ou perderem gorduras.
E veja que mesmo naquela época, os corpos deles eram sensacionais…
Agora repare os corpos dos fisiculturistas de hoje… Os caras são realmente gigantes, seus corpos devem ser duas vezes maiores do que os dos fisiculturistas do passado! Tudo bem que os métodos de treinos mudaram, a nutrição evoluiu, porém temos também uma oferta de suplementos alimentares e esteróides anabolizantes muito maior do que naquela época. As pessoas comuns se encantam por verem os corpos enormes desses fisiculturistas, além de verem os treinamentos deles e logo pensam que se seguirem as mesmas coisas serão como eles…
Só que esquecem que esses caras são profissionais do esporte e que usam grandes quantidades de suplementos e anabolizantes, super treinos e super alimentação, e os seus corpos já foram adaptados ao longo dos anos a assimilarem tais substâncias, alimentos e métodos de treinamentos.
E mesmo que eles tomem suplementos e esteroides anabolizantes, eles possuem uma rotina rígida de treinos e hábitos de vida, e mesmo assim, há diversas notícias de fisiculturistas que morreram precocemente. Quer um exemplo? Andreas Munzer.
Não estamos dizendo que os suplementos são as causas de mortes precoces entre os fisiculturistas, realmente não deve ser, provavelmente esteja mais ligado aos esteróides anabolizantes que podem desencadear algum problema de saúde grave que estava adormecido no usuário, além de outras causas. Mas isso não significa que você está fora de perigo ao utilizar suplementos para massa muscular de forma indiscriminada, sem orientação profissional adequada. Você não deve fazer isso.
Resista a tentação do encantamento das propagandas dos suplementos para massa muscular, que exibe os corpos gigantescos de fisiculturistas em seus rótulos, não vá na “onda” das recomendações de usuários “marombeiros”, “bombados” ou “grandes” da sua academia, não siga as orientações de participantes de fóruns e comunidades de musculação só porque eles são usuários, não compre nada seguindo as recomendações de vendedores de suplementos e até mesmo de professores de Educação Física porque nenhum deles são nutricionistas desportivos. Eles podem até ser bem informados sobre a ação dos suplementos para massa muscular no seu corpo, os efeitos, como se utilizar, porém, eles não conhecem a fisiologia do seu organismo, não sabem sobre seu histórico de saúde, não possuem nenhum exame de grande importância e relevância para estarem concluindo que você pode usar sem problemas um determinado suplemento para massa muscular.
Hoje em dia existem tantos nomes curiosos de suplementos para massa muscular, há tantas variedades por aí, que até mesmo um especialista na área de nutrição ou um profissional da área de atividades físicas nem sabe direito para que serve determinado produto devido as informações confusas desses suplementos.
Se você ainda por cima tem uma vida onde não consegue dar conta de 6 refeições diárias, ter uma alimentação super balanceada, dormir no mínimo 8 horas por noite, treinar regularmente, superar limites, para que deseja usar suplementos para massa muscular? Não ajudará em nada!
Há atualmente no mercado suplementos para massa muscular com valores absurdos entre R$ 250 a R$ 400 e até mais do que isso… Você realmente está disposto a pagar valores assim para usar um produto que durará alguns poucos dias ou no máximo um mês e pouco e depois de suspender a utilização os efeitos também passarão? Será que vale a pena?
E tem outro agravante: será mesmo que os efeitos positivos deles são comprovados cientificamente? Será que você não está tendo um efeito placebo? Efeito placebo é quando você usa alguma coisa acreditando que aquilo lhe dará os resultados desejados, é mais um efeito psicológico do que físico. Se te dermos uma embalagem bem bonita de um suplemento para massa muscular, com um nome bem chamativo, e dentro dele colocarmos farinha sem você saber. Depois dizemos que esse suplemento é a última novidade em termos de ganhos para massa muscular e que você ficará enorme, mas tem que treinar forte, comer bem, não faltar aos treinos, o que na verdade vai fazer efeito para você? O suplemento ou os hábitos que você praticou?
É bem comum vermos usuários de esteroides anabolizantes que quando estão fazendo uso deles, param de beber, param de sair para baladas, treinam mais forte, alimentam-se mais… Será que eles ficaram fortes só pelo anabolizante em si, ou pelas mudanças de hábitos? Reflita sobre isso antes de sair por aí gastando dinheiro em qualquer coisa que vê pela frente, tome cuidado com sua saúde e com o seu bolso!
Mas quer dizer então que os suplementos para massa muscular e até para outros objetivos não servem para nada? Nada disso! Não é isso que queremos dizer neste artigo!
Há bons suplementos sim, de efeitos comprovados e que realmente podem ajudar na melhoria do desempenho do usuário e nos resultados, porém, como dissemos anteriormente, não se deve usar suplementos sem a consulta a um nutricionista desportivo e também se você não está com hábitos de vida desejáveis, adequados, para potencializar os resultados, efeitos e benefícios da utilização de determinados suplementos para massa muscular.
Bom senso, cautela, moderação, pesquisas, são sempre bem vindos antes de tomar uma decisão de se consumir algum suplemento para ganhar massa muscular ou outros objetivos.
Esperamos que o artigo sirva de alerta para você, e que tome decisões inteligentes e conscientes na busca pelo seu corpo dos sonhos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário