segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Lesões » A lesão mais frequente: Tendinite.

Muitas pessoas já tiveram tendinite, seja ela devido ao esforço físico dos treinos ou mesmo do emprego que tem. Para que possa conhecer melhor esta lesão, vamos definir o que a tendinite:

A tendinite é uma inflamação que afecta os nossos tendões. Causada por algum tipo de esforço físico contínuo ou excessivo, dieta desequilibrada, desidratação dos próprios tendões, etc… tendinite surge pois as células dos tendões acabam por morrer, enfraquecendo o interior dos mesmos. Sintomas comuns que poderão surgir: inchaço, vermelhões, queimaduras, dores e claro, como qualquer outra lesão, incapacita o movimento. Mesmo tendo estes sintomas, é sempre necessário fazer exames médicos para saber realmente do que se trata.

Tendinite

Claro que como o pretendido é estar sempre disponível para treinar, segue alguns conselhos para evitar este tipo de inflamação:

- Descanse! Exceder os nossos limites é importante de forma a ganhar mais com os treinos, mas tem de haver um bom senso. O descanso é muito importante para evitar qualquer tipo de lesões.

- Uma boa dieta. Mesmo dando muito ênfase aos hidratos de carbono e às proteínas, o corpo necessita de todos os outros nutriente para que continue saudável e mantenha as suas defesas activas.

- Aquecer não é perda de tempo. Antes de começar a treinar, convém aquecer o corpo. É uma forma de preparar não só os nossos músculos mas também todo o corpo para a actividade física que se segue. Qualquer tipo de desporto necessita que os atletas fiquem aquecidos antes de começar, de forma a ter uma melhor performance e também para evitar qualquer tipo de lesões desnecessárias.

- Consulte o seu médico e fisioterapeuta regularmente para estar sempre a par às mudanças do seu corpo, sabendo se está a ir no bom caminho ou se existe algo de errado. O instrutor não dispensa de consulta também, melhor do que ninguém, ele está pronto para o preparar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário