terça-feira, 17 de setembro de 2013

Lesões » Lesões nos joelhos.

Neste artigo vamos falar sobre as diferentes lesões que podem surgir na zona do joelho. Estas lesões têm as suas próprias características, pelo que vamos falar de algumas delas. Mas antes disso tudo, vamos falar sobre o próprio joelho. O joelho é formado por duas partes principalmente:

Os meniscos (dois por cada joelho), que ajudam na articulação e aumento da estabilidade;

Os ligamentos, que ajudam no aumento da estabilidade e asseguram-se da fixação dos ossos;

Qualquer pessoa com problemas a nível dos joelhos e outras articulações é preferível que tentem alguma fisioterapia primeiro de forma a evitar futuras lesões e problemas graves causados pelo esforço aplicado, mesmo que seja a curto ou longo prazo. Vamos falar então sobre algumas lesões comuns.



Deslocamento da rótula

Este tipo de lesão surge quando o joelho se encontra dobrado e é exercida pressão a mais sobre a própria perna. Quem sofre desta lesão necessita imediatamente de cuidados médicos e o próprio tratamento poderá ser doloroso pois qualquer movimento irá causar dor. Os vários tipos de tratamento incluem a imobilização com gesso, operação cirúrgica e implica a cessação de qualquer treino muscular durante várias semanas.

Lesões no menisco

Estas lesões podem ser apresentadas como rupturas parciais ou totais e podem também causar artrite no próprio joelho. Estas lesões normalmente surgem após algum tipo de acidente, como uma queda que implicasse um impacto anormal. Atletas que sofram deste tipo de lesões poderão ouvir estalos / barulhos após algum movimento, dificuldades no movimento, etc.

Contudo nem sempre estes sintomas surgem, e neste caso em específico não é necessário qualquer tipo de cirurgia, mas a dor é uma constante. A recuperação desta lesão pode levar algumas semanas (um mês sensivelmente).

Lesões de ligamentos

Como já foi dito anteriormente, os ligamentos trabalham juntamente com os meniscos. As lesões de ligamentos surgem quando existe estiramento ou uma ruptura total. Estas lesões surgem quando existe uma enorme pressão para o atleta se manter em pé (devido a pesos durante o treino por exemplo) e a perna acaba por sofrer uma forte rotação. Esta lesão pode causar dor e derramamentos de sangue internos (hermatrose). É necessário procurar de imediato ajuda médica devido à gravidade da lesão em causa.

O tipo de tratamento depende dos ligamentos lesionados, e a própria recuperação é bastante importante, pois nem por todas as vezes se volta a conseguir fazer o mesmo uso do joelho com antigamente (daí a importância na procura de um médico especializado).

Lesões nos tendões
As lesões dos tendões dos músculos podem causar contracções involuntárias (semelhantes a uma cãibra), mas neste caso é mais propício a acontecer este sintoma quando é aplicado algum tipo de esforço irregular à zona já afectada (quando a lesão não é muito grave). Outra forma de detectar este tipo de lesão é, quando o lesionado tenta estender a perna, sente muitas dores e ainda nota uma cova acima do joelho (sensivelmente). Neste tipo de situação é urgente recorrer-se a um médico a fim de ser operado.

Existem outros tipos de sintomas, contudo a grande maioria deles vai impedir o movimento das pernas devido às dores e, por vezes, a impossibilidade sequer de conseguir esticar as pernas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário