Em termos de acessibilidade, cabe a nós decidir. É obvio que é mais prático ter o material todo pronto na divisão ao lado à nossa espera para começarmos o nosso treino, contudo todo o esforço feito normalmente no caminho para o ginásio não existe. Agora depende do tempo que demoramos a chegar até ao ginásio. Se ainda forem 30 minutos a pé, acaba por ser tempo perdido e muito possivelmente levamos o carro ou vamos de transportes públicos, pelo que qualquer ganho pela caminhada não iria existir. Um ginásio a cerca de 10 minutos a pé seria o ideal. A vantagem de treinar em casa é não termos uma mensalidade fixa para treinar na própria casa.
Em relação a máquinas, é mais dispendioso comprar uma grande variedade de maquinas para ter os mesmos resultados do que em um ginásio. Podemos conseguir a mensalidade do ginásio como uma forma de aluguer das máquinas presentes e do espaço disponível. Contudo também poderá ter alguns acessórios que o ajudam a treinar em casa, como um kit de halteres.
Em termos financeiros, aqui é que há muitos pontos a analisar. Para alguém que não tem a certeza que realmente tem a capacidade de seguir um longo e contínuo percurso de suor e dores, é muito melhor começar por um ginásio. Desta forma, evita-se desde já a compra de equipamentos que vão ser utilizados 2, 3, 4 vezes e depois tornam-se estendais para a roupa invés de equipamentos para malhanço. Ao começar pelo ginásio, terás o acompanhamento de um instrutor, o que te vai ajudar a criar um treino base, uma dieta própria e ainda a motivar-te. Se olharmos em relação a custo de máquinas Vs mensalidade base, simplesmente não compensa o investimento. Como já foi dito, os ginásios estão melhores preparados com muitas mais máquinas do que aquelas que poderíamos ter em casa. Em todo o caso poderá claro adquirir uma máquina ou outra para poder treinar em casa, até poderá procurar algo em segunda mão (em lojas ou leilões online). Além disso a divisão da casa não muda, mas temos a liberdade de optar por outros ginásios se acharmos conveniente. Relativamente a acompanhamento, é aqui onde decididamente, o ginásio ganha. Enquanto no ginásio existem instrutores preparados para o ajudar a treinar, a ver o que está a fazer bem e mal e quais os melhores métodos de treino, em casa (a não ser que tenha orçamento suficiente para ter um treinador pessoal em casa), apenas nos podemos basear em livros, revistas, Internet e alguns conselhos de amigos… mas nada melhor que alguém com formação para nos apoiar. Em termos de motivação, agora depende da personalidade de cada um. Se for uma pessoa mais introvertida, treinar em casa até ser uma forma (pouco saudável) de fugir ao público e estar mais à vontade. No ginásio, tal como qualquer outro sitio social, acaba-se por conhecer gente nova e a simples presença de outras pessoas torna-se algo muito acolhedor e elas por vezes até se tornam mais uma das razões para não faltar a um dia de ginásio. É complicado dizer em concreto se é melhor ir ao ginásio ou treinar em casa. Um pouco de ambos não faz mal a ninguém, mas quem tem a possibilidade de criar um ginásio em casa pode sempre convidar os amigos a virem treinar também, o que simula uma experiencia de ginásio autêntica. Decide bem o que pretendes fazer e confronta os teus gostos com as tuas possibilidades económicas e procura a melhor solução. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário